Era do Ferro: farol de Salinas é um sucesso

O Farol de Salinópolis foi o tema da maquete do projeto “A Era do Ferro” encartada na edição de ontem do Diário. A representação é uma miniatura da edificação original construída em meados do século XIX e possui 12,5 metros de altura. O modelo deste farol é o único no Brasil e que ainda está em operação. A Era do Ferro é uma iniciativa do Diário do Pará, em parceria com a Vale e apoio do Museu da Universidade Federal do Pará (Mufpa), que visa a valorização do patrimônio arquitetônico de ferro do Estado, construído durante o Ciclo da Borracha na Amazônia.

As edições de quinta-feira são as mais esperadas pelos colecionadores das maquetes. Este é o caso do estudante de Publicidade e Propaganda Robson Nylander, 26, que não deixa de comprar o exemplar do Diário para poder ter a maquete da Era do Ferro. Ele, que já viu o “Farol de Salinas” diversas vezes, ficou encantado pela riqueza de detalhes que a representação trouxe da torre. “As pessoas devem atentar que o farol não é apenas um cartão-postal daquela cidade. É um símbolo de um período, de uma época, em que a Amazônia começou a ser observada pelo mundo inteiro”, ressaltou o universitário. “Existe um conjunto arquitetônico muito bonito e que precisa, sim, ser preservado e conservado”, afirmou Robson, ao lembrar da proposta das maquetes da Era do Ferro.

Quem perdeu os primeiros encartes pode adquirir no arquivo do Diário – que fica no prédio onde funciona a gráfica do jornal, na Municipalidade. Lá, o colecionador pode comprar as edições passadas na qual as maquetes começaram a ser encartadas. No site do Diário (www.diarioonline.com.br – DOL), o colecionador tem acesso a um vídeo que ensina a montar as maquetes e ainda confere dicas de como conservá-las.

O projeto Era do Ferro é composto por um total de nove maquetes das edificações de ferro construídas durante o Ciclo da Borracha na Amazônia, sendo elas: Farol de Salinópolis, Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, Mercado de Carne, Teatro Gasômetro, Caixa d’água de São Brás, Coreto, Chalé, Relógio da Praça do Relógio e os galpões da CDP. A próxima maquete será encartada na quinta-feira, 14, em O Diário do Pará.

(Diário do Pará)

Compartilhar no Facebook

Apoio:

Desenvolvimento:

Melhor visualizado com:

Portal do Sal - Todos os direitos reservados. 2008 - 2014 | Desenvolvido por Alan Cardane
contato@portaldosal.com.br - Admin do site: Eden Luciano (Edinho): (91) 8142-8308